Make your own free website on Tripod.com
L I N U X                                                                    D I V E R S O S
História    Dsitrib    Instalação    Config    Dicas    |    VB    Apostilas    Dicas Div    Links    Downloads   Diversos

DISTRIBUIÇÕES DO LINUX

 
         O Linux é um Sistema Operacional freeware (totalmente gratuito). Foi e continua sendo desenvolvido por voluntários (pessoas e empresas). É distribuído gratuitamente via INTERNET. Só
que algumas pessoas e empresas se encarregaram de organizar, melhorar e distribuí-lo. Elas pegam o que existe, melhoram, desenvolvem aplicativos/utilitários/games (chamados pacotes), documentam e organizam a distribuição aos interessados. Tendo assim cada Distribuição suas características. Normalmente feita em CDs  , que contêm o sistema operacional com a última versão e os pacotes. O linux é todo em inglês, ainda não apareceu uma tradução para a nossa língua. Mas no ritmo em que as coisas andam quem sabe se não teremos o Linux em português? O Linux está se tornando muito popular, alguns falam em 10 milhões de usuários, outros em 7,5. Alguns colegas mais experientes no Linux acham que ele não é para ser usado por usuário final, que é apenas para programadores. Já concordo com outra ala, que o Linux precisa descer ao nível do usuário final e já está acontecendo, os Gerenciadores de Janela (XWindow) estão de desenvolvendo muito e muito rápido. Hoje operar o Linux via XWindow é tão fácil quanto operar o Windows 95/98. A dificuldade ainda no momento é a de instalar (que está sendo facilitada, principalmente pela distribuição Red Hat) e configurar, mas creio que é apenas uma questão de tempo. Pois com a popularização do Linux mais gente vai se interessar por e investir...

Nos dias atuais (12/98) fala-se em uma dezena de Distribuições Linux.

Obs.: O que está escrito abaixo é baseado num texto extraído de A Revista de Informação e Tecnologia CCUEC UNICAMP, de Eduardo Marcel Macan (que baixei da página do LinuxABC - www.linuxabc.he.com.br).

Agora veja dois arquivos com muitos comentários sobre as Distribuições do Linux, feitos por usuários experientes na lista Linux-br: Distribuições1 e Distribuições 2.
 
Slackware Linux
Uma das distribuições mais antigas mas ainda em evidência, apesar de ser pouco atrativa para os novatos, devido a sua maior complexidade.
É atraente para pessoas que têm bastante experiência em administração Unix.
Exige mais conhecimento dos utilitários e pacotes de software do sistema.
Não existe uma forma simples de fazer upgrade em Slackware, o modo comum é fazer backup de dados de usuários e configurações e instalar um novo slackware do zero.
O uso prolongado de Slackware tende a criar um administrador mais experiente do que os demais, e com menos cabelos.

Open Linux
Apesar do nome, é a distribuição que possui mais pacotes de código fechado, tendo um visual bem familiar ao mundo comercial, voltado para pessoas de gravata.
Tem pouco compromisso com o software livre.

Red Hat Linux
É a distribuição mais popular nos dias de hoje. Além de contar com o RPM, o gerenciador de pacotes mais difundido na internet, é mantido por uma empresa que se preocupa com Free Software, mantendo vários funcionários com a tarefa única e exclusiva de escrever software que será disponibilizado através da internet, com código fonte e tudo.
Vários projetos foram adotados pela Red Hat, como o Gnome e o Enlightenment. O primeiro, resumindo drasticamente, é um protocolo para a integração entre aplicações e o segundo um gerenciador de janelas com características extremamente avançadas e inovadoras, juntos os dois são concorrentes diretos do KDE.
Recentemente a Intel, a Netscape e outras empresas passaram a investir na Red Hat, o que tende a torná-la ainda mais popular.
É hoje a distribuição de Linux que suporta mais plataformas de Hardware.

Debian Linux
A mais preocupada com Free Software de todas as distribuições e a mais aberta.
Se você quiser fazer parte do time Debian, basta que você escolha um pacote de software que ainda não faz parte da distribuição, estude as normas e mecanismos impostos e anuncie seu interesse de empacotá-lo e incluí-lo, automaticamente você ganhará o status de "developer" e passará a ser responsável por cuidar de seu pacote, fazer atualizações de versão e etc.
Graças a esta filosofia, a Debian é hoje a distribuição com o maior número de pacotes de software (perto de 2000) e com o maior time de desenvolvimento (mais de 300 pessoas).
Se você precisa administrar uma rede e já tem experiência, considere o Debian como uma alternativa prática.

Monkey Linux
A distribuição para se experimentar o Linux (você pega na INTERNET em apenas 5 disquetes, veja na seção de Links o endereço) e que não requer que se crie uma partição para ela. funciona em uma partição DOS/Windows. Indicado para o primeiro contato com o Linux.
Quando se inicia o Monkey, então o Linux toma conta da memória substituindo o Windows.
 
Obs.: em http://www.ssc.com/lj/issue52/2999.html você vai encontrar uma comparação muito sensata entre as várias distribuições existentes hoje.